Santa Catarina celebra o Mês da Mulher com ampla programação e lançamento de plano estadual
-
Foto: Eduardo Valente / GOVSC -
Evento de abertura ocorre no dia 7 de março e contará com iluminação especial da Ponte Hercílio Luz
O Governo de Santa Catarina preparou uma programação especial para celebrar o Mês da Mulher, com atividades voltadas à valorização, proteção e empoderamento feminino. Durante todo o mês de março, diversas secretarias estaduais promoverão palestras, lançamentos de editais, mutirões de mamografia e outras iniciativas.
A abertura oficial das comemorações ocorrerá no dia 7 de março, a partir das 19h, no Forte Santana, em Florianópolis. O evento será marcado pela iluminação especial da Ponte Hercílio Luz na cor rosa, simbolizando o compromisso do estado com as políticas públicas para as mulheres. A organização está a cargo do gabinete da vice-governadora, Marilisa Boehm, e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS).
Compromisso com as mulheres catarinenses
A vice-governadora Marilisa Boehm destacou a importância da iniciativa. “As mulheres são uma das maiores prioridades do Governo de Santa Catarina. Criamos uma programação abrangente para este mês, com atividades que promovem valorização, proteção, empoderamento e combate à violência. Além disso, vamos dar início ao Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, uma ação que terá continuidade ao longo dos anos”, afirmou.
A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, ressaltou a relevância da articulação entre as secretarias para dar mais visibilidade às mulheres catarinenses. “Santa Catarina é o único estado do Brasil que tem nome de mulher, e isso reforça nosso compromisso em promover ações que não apenas celebram, mas também fortalecem o protagonismo feminino”, destacou.
Saúde e prevenção em destaque
Entre as ações previstas, a saúde feminina terá atenção especial. Dois mutirões de mamografia serão realizados em Santa Catarina: um no Hospital Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, entre os dias 24 e 28 de março; e outro na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, com data a ser divulgada nos próximos dias. Esses exames são fundamentais para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Plano Estadual de Políticas para as Mulheres
No dia 24 de março, um grande evento no Teatro Ademir Rosa reunirá servidoras do Estado e a comunidade para momentos históricos, como a assinatura do Edital para a elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. No evento também será apresentado o projeto SC Elas, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Administração em parceria com a SAS, que visa divulgar a Lei Estadual nº 18.300/2021. A legislação determina a reserva de vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica nos editais de licitação para contratação de empresas prestadoras de serviços terceirizados.
Ação itinerante e combate à violência
Outra importante iniciativa é a ação itinerante com o ônibus lilás, que percorrerá diversas cidades do estado levando informações sobre programas voltados às mulheres e ao combate à violência doméstica. Nos dias 12 e 13 de março, Santo Amaro da Imperatriz será a primeira cidade a receber a iniciativa, que contará também com orientação jurídica, atendimento de saúde e uma feira de artesanato. Outras cidades também serão incluídas na programação.
Confira a programação completa
7 de março – Evento – Lançamento da programação do Mês da Mulher do Governo de Santa Catarina com iluminação da ponte Hercílio Luz na cor rosa.
Horário: 19h
Local: Forte de Santana
7 de março – Palestras: Direção defensiva e mecânica para mulheres.
Horário: 15h
Local: SSP/SC
10 a 14 de março – Semana escolar de combate a violência contra a mulher em escolas de todo o estado. (SED)
12 e 13 de março – Ação itinerante com o ônibus lilás em Santo Amaro da Imperatriz
Exposição de oficinas do Cras
Orientação da defensoria pública
Participação da CEVID-TJSC
12/03 – Local: Centro de Convivência dos Idosos
Endereço: R. Beira Rio – Sul do Rio,Centro – Santo Amaro da Imperatriz
Horário: Das 9h30 às 16h
13/03 – Local: Unidade Básica de Saúde Maricha Becker
Endereço: R. Natividade, 3734 – Vila Becker, Santo Amaro da Imperatriz
Horário: Das 9h30 às 16h
14 de março – Aula de defesa pessoal para servidoras da SAS
Horário: 15h30
Local: SAS
17, 18 e 20 de março – Semana de autocuidado para servidoras da SAS
Palestras sobre saúde emocional com a psicóloga clínica Carmen Cereja Guimarães, quick massage e ginástica laboral.
Local: SAS
Horário: Das 12h às 17h
Data, horário e local a confirmar – Ação itinerante com o ônibus lilás em Florianópolis
24 de março – Evento SC por Elas
Lançamento da campanha SC Elas para incentivar a adesão à lei nº 13.800, que determina a reserva de vagas para mulheres vítimas de violência. (SEA e SAS)
Lançamento do edital para a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.
Palestra – Mulheres equilibristas com Adriana Loch
Horário: 14h
Local: Teatro do CIC
24 a 28 de março – Mutirão de mamografias (SES)
Hospital Terezinha Gaio Basso – São Miguel do Oeste
Data a definir: Mutirão de mamografias (SES)
Maternidade Carmela Dutra – Florianópolis
25 de março – 1ª edição do Evento Mulheres de Impacto: da Ciência à Inovação (Fapesc)
Local: Sala de cinema do CIC
Horário: 13h
31 de março – Palestra para servidores da PGE com a vice-governadora Marilisa Boehm. (PGE)
Tema: Importância de as mulheres ocuparem cargos de liderança e a relevância delas para o serviço público
Local: Auditório do anexo I
Horário: 14h
Durante todo o mês – Campanha de divulgação da Rede Catarina que visa a prevenção a violência doméstica e familiar com eventos em: São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste, Itajaí, São Bento do Sul, Fraiburgo, Mafra, Lages, Otacílio Costa, Gaspar, Brusque, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Imbituba e Chapecó. (PMSC)

Deixe seu comentário